COMO FUNCIONA O SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO?
Em sistemas ligados à concessionária (Celpe, Coelba, entre outros), a captação da luz solar começa ao amanhecer: os painéis fotovoltaicos recebem a radiação solar e a transformam em corrente contínua.

A corrente contínua é captada pelos filamentos condutores do módulo fotovoltaico e enviada para o inversor grid tie, que transforma a eletricidade em corrente alternada. A energia gerada pode ser usada tanto pela concessionária quanto pelos eletrodomésticos e sistema elétrico do imóvel. Ao longo do dia, é gerada eletricidade suficiente para abastecer toda a casa – e ainda sobra! O excedente é lançado na rede elétrica e guardado como créditos energéticos, que são utilizados em períodos sem geração, como à noite.

Para detalhes mais técnicos, leia: Da captação à geração | Entenda como funciona a energia solar
QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE AQUECEDOR SOLAR E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA?
Visualmente, podem ser bem parecidos. Porém utilizam princípios diferentes para aproveitar a radiação solar. Na térmica, os painéis possuem dutos em que a água é aquecida e posteriormente acumulada num tanque térmico, chamado boiler. Já no sistema fotovoltaico os painéis normalmente são constituídos por células de silício. As células convertem a luz do sol diretamente em eletricidade para alimentar lâmpadas, eletrodomésticos e demais aparelhos elétricos.

Para mais informações, acesse essa matéria: Existe diferença entre aquecedor solar e painel de energia solar?
HÁ GERAÇÃO EM DIAS NUBLADOS E/OU CHUVOSOS? E À NOITE?
Tais condições climáticas não paralisam a captação da energia renovável. Como a geração está ligada à iluminação e não à temperatura, dias nublados e frios não são problema porque a radiação e a claridade ainda são emitidas pelo sol.

No entanto, em dias de chuvas intensas ou céu fechado, a luz pode encontrar dificuldade para atingir as placas solares e parte da radiação fica retida pelas nuvens. Com isso, a produtividade do sistema tende a diminuir. Porém não é nada que atinja seu investimento ou que seja preocupante, principalmente, para quem habita no Sertão nordestino. Nas cidades onde há menor disponibilidade de dias ensolarados, o sistema é projetado pela Sanpower com maior volume de painéis para haver melhor compensação, atrelando técnica e conhecimento. Leia mais: Entenda como funciona a geração de energia solar no Verão
É possível gerar energia solar em dias nublados ou de chuva?
A ENERGIA SOLAR IRÁ ZERAR MINHA CONTA DE LUZ?
Depende. Com o sistema funciona conectado à rede da distribuidora (Celpe, Coelba etc), ainda que a geração ao longo do mês seja superior ao consumo, você terá que pagar o custo de disponibilidade – também conhecido como ‘taxa mínima’ – em sistemas de baixa tensão. Esta taxa é preconizada pela resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e é válida para consumidores residenciais, comerciais e de propriedades rurais (grupo B).

Já os consumidores comerciais e industriais com maior carga (grupo A) terão de arcar com o custo da demanda contratada. Saiba mais em: Verdade ou mentira: energia solar irá ZERAR a conta de luz?

Há, ainda, uma ínfima variação com a mudança de bandeiras tarifárias. Clique para saber mais.

Para ser independente da rede elétrica, é necessário um sistema autônomo, em que o armazenamento da energia é feito por meio de baterias. Sistemas autônomos são recomendados para locais onde não há rede elétrica, ou em situações em que o imóvel não pode ficar sem energia - hospitais, sistemas de home-care, etc.

Para saber mais sobre armazenamento da energia solar, acesse: On e off-grid | Saiba se o seu sistema fotovoltaico precisa de baterias.
COM A ENERGIA SOLAR, POSSO ME TORNAR INDEPENDENTE DA REDE ELÉTRICA E DAS COBRANÇAS DE CONTA DE LUZ?
Sim, é possível. Para ser independente da rede elétrica, é necessário um sistema autônomo, em que o armazenamento da energia é feito por meio de baterias. Sistemas autônomos são recomendados para locais onde não há rede elétrica, ou em situações em que o imóvel não pode ficar sem energia - hospitais, sistemas de home-care, etc.

Para saber mais sobre armazenamento da energia solar, acesse: On e off-grid | Saiba se o seu sistema fotovoltaico precisa de baterias.
A ENERGIA SOLAR POSSUI VANTAGENS AMBIENTAIS?
Sim, porque a interação entre o silício das placas e a luz solar não produz resíduos. Por isso, a energia solar fotovoltaica é considerada uma fonte de energia limpa, ecológica, circular e inesgotável. O silício, por sua vez, é considerado o segundo elemento mais encontrado na superfície terrestre, e pode ser reutilizado no final de seu ciclo de vida. Além disso, quanto mais se consegue aproveitar a radiação solar, menos se queima de combustíveis fósseis ou que causem efeito estufa.
A INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO EM EMPRESAS TRAZ ALGUM BENEFÍCIO?
Com certeza! E a economia imediata com redução dos custos é só o começo. Saiba mais em nosso ebook: 9 vantagens da energia solar para seu negócio.

Clique aqui para ver depoimentos de empresas que já instalaram energia solar em seus negócios.
APARELHOS ELÉTRICOS COMUNS FUNCIONAM NORMALMENTE COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA?
Sim, e não há necessidade de troca de tomadas ou conectores. A energia solar fotovoltaica possui as mesmas utilizações que a energia elétrica convencional.
OS PAINÉIS SOLARES FAZEM RUÍDOS?
Não. O sistema fotovoltaico fica fixo, seja em um telhado ou em estruturas no solo. A conversão de luz em eletricidade é um processo bastante silencioso e não causará incômodos.
HÁ RESÍDUOS OU LIBERAÇÃO DE GASES NA GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA?
A energia solar fotovoltaica não gera resíduos ou gases durante a geração, portanto, não agride o meio ambiente.
EM CASO DE APAGÃO OU QUEDA DE ENERGIA, FICAREI SEM LUZ UTILIZANDO UM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO?
Se o seu sistema for conectado à rede, há desligamentos em apagões por questões de segurança. Se há a necessidade e desejo em garantir o fornecimento de energia elétrica em casos de falta de luz, será necessário dimensionar e instalar um banco de baterias para eventuais emergências.

Para saber mais sobre armazenamento da energia solar, acesse: On e off-grid | Saiba se o seu sistema fotovoltaico precisa de baterias.
QUAL SERÁ A DIFERENÇA EM MINHA CONTA DE LUZ AO INSTALAR O SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO?
Sua conta de luz será reduzida de acordo com a geração do mês e com o dimensionamento do sistema. Caso seu sistema gere mais energia que o consumido no mês, o excedente será utilizado para abater do custo do consumo nos próximos meses, com prazo de até 5 anos.

Quer saber como seu boleto irá ficar? Leia: O que muda na conta de luz após a instalação de painéis solares fotovoltaicos
O QUE ACONTECE SE EU GERAR MAIS ENERGIA DO QUE EU CONSUMIR?
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu que caso haja maior produção que consumo, um Sistema de Compensação de Energia Elétrica reinjetará a carga excedente na rede da distribuidora em forma de crédito. Caberá ao usuário decidir se irá abater o uso em outro posto tarifário, registradas na mesma concessionária e sob a mesma titularidade, ou em faturas de meses seguintes, pelo prazo de 5 anos. Saiba mais em: Posso vender energia solar excedente ou transferir para outra pessoa ou empresa?
POSSO VENDER A ENERGIA GERADA POR UM SISTEMA FOTOVOLTAICO E RECEBER EM DINHEIRO?
Para ganhar dinheiro vendendo energia solar, é preciso ter uma usina fotovoltaica. Ao contrário dos sistemas instalados em casas e indústrias, estes fornecem energia em alta tensão para fins de distribuição.
OS CRÉDITOS DE ENERGIA GERADOS NO MEU IMÓVEL PODERÃO SER USADOS EM OUTRO LOCAL?
A resolução 482/2015 da ANEEL permite a instalação de sistemas fotovoltaicos em local diferente do ponto de consumo e existem diferentes alternativas dentro da compensação de energia. São elas: Autoconsumo Remoto, Geração Compartilhada ou Empreendimento Com Múltiplas Unidades Consumidoras (condomínio). Clique aqui para saber mais.